Tuesday, March 24, 2009

Ciclo de cinema.

Ciclos de Cinema da ESAP-Guimarães.
Dia 2 de Abril, às 21h, na Sala 1.
Ciclo 1: A Loucura. Sessão 1.4:
animação: Pássaros, de Filipe Abranches (a confirmar)
Portugal, 2008, p/b, 7' (agradecimentos a F. Abranches)
filme: Recordações da Casa Amarela, de João César Monteiro
Portugal, 1989, cor, 119’
(agradecimentos: Simona Accattatis)
Cartaz: Rui Filipe Teixeira.

Wednesday, March 4, 2009

VALTER EGOS


(Cartaz da autoria de Gabriela Almeida, aluna do 2ºano, da Licenciatura em Artes / Desenho)

Tenho pena daqueles que nunca se aperceberam da semelhança que existe entre o telefone e um senhor intratável que cruza os braços, que nunca viram o retrato de uma velha senhora no punho de uma bengala, que nunca sonharam perante as minúsculas bailarinas cinzentas da chuva, perante a careta do gnomo feita por uma combinação de mulher atirada para uma cadeira. Perderam um aspecto importante da vida; que a imagética antropomórfica do mundo responde a uma necessidade de partilhar a experiência humana com tudo o que nos rodeia” Frédéric Abel, citado por Jean-Bruno Renard em “A Banda-Desenhada”. Editorial Presença, 1981.

Valter Egos: Exposição dos Trabalhos Finais da Unidade Curricular de Desenvolvimento de Personagens dos Cursos BD/Ilustração e Desenho orientada por Miguel Carneiro, na ESAP-Guimarães

De 4 de Março a 1 de Abril de 2009

Rua Francisco Agra, 92 (Antiga Rua de Sta Luzia) 4800-157 Guimarães / Tel: +351 253 410235 Fax:+351 253 519681 E-mail: dir@esap-gmr.com







Monday, March 2, 2009

Impera & Divide. Exposição nos EUA.

No dia 6 de Março abre a exposição Impera & Divide, na Second Street Gallery, em Charlottesville, Virgínia, Estados Unidos da América.
Trata-se de uma exposição de banda desenhada experimental contemporânea que apresenta trabalhos de seis artistas: Frédéric Coché (França), Aerim Lee (Coreia do Sul), André Lemos (Portugal), Ilan Manouach (Grécia), Andrei Molotiu (Roménia/EUA) e Fabio Zimbres (Brasil).
Esta é uma exposição comissariada pelo artista norte-americano Warren Craghead III e o crítico de banda desenhada e professor na ESAP-Guimarães Pedro Moura, baseado numa experiência anterior no 18º FIBDA.
As obras a apresentar são de uma grande variedade mas todas elas se aliam por um modo de fazer banda desenhada que procura experimentar alguns dos seus limites, sem no entanto romper o conceito de banda desenhada, que implica sequencialidade, leitura, a relação entre texto e imagem, entre outros princípios.

Pedro Moura e o artista André Lemos deslocam-se para a abertura da exposição graças ao apoio da Direcção-Geral das Artes e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Será lançado ainda um livro-companheiro a esta exposição, intitulado Divide & Impera, pela Montesinos.
Para mais informações, ver aqui.
Imagens:
The End of the Reign, de Andrei Molotiu (2007)
Prancha de Frag, de Ilan Manouach (2008)