Thursday, January 18, 2007

Ilustração de Imprensa







Apesar de inserida no contexto académico de um curso superior, a cadeira de Projecto II não se espera descomprometida ou alheada do actual panorama nacional da B.D/Ilustração. Procuramos por isso, no início do semestre desta cadeira ensaiar propostas semelhantes às necessidades presentes no mercado profissional. Um dos campos de acção com mais visibilidade para os autores de banda-desenhada continua a ser o da Ilustração para Imprensa: jornais diários, periódicos, revistas, etc… Reflexo disso é o trabalho intenso que autores nacionais como João Fazenda, Luís Afonso, André Ruivo, Daniel Lima, Isabel Carvalho, Pedro Zamith, André Carrilho, e Cristina Sampaio entre muitos outros têm desenvolvido nesta área.

Os jornais impressos, com as dimensões que conhecemos, popularizaram-se na Europa a partir do séc. XVIII graças ao advento da Revolução Industrial. Desde seus primeiros passos que a imprensa conta com desenhos expressivos que ilustrem as crónicas publicadas. Estes desenhos, mais do que uma descrição linear e explicativa dos textos, pressupõem uma visão distanciada e crítica sobre o assunto em questão. Funcionam por isso como um comentário, uma espécie de carga positiva ou negativa que se acrescenta ao texto jornalístico, por vezes meramente informativo. Obriga-nos a tomar um partido e a ter uma posição esclarecida no assunto sobre que nos debruçamos.

Nesta proposta os alunos tiveram que escolher dentro de um conjunto de notícias recortadas de diferentes jornais uma para ilustrar expressivamente. Aqui está o resultado do trabalho realizado por Ana Paula, Ana Portilha, Eduarda Fontes e Carina Ferreira para a cadeira de Projecto II.

No comments: